quinta-feira, outubro 26, 2006



"Quereis saber quão feliz, quão alto e quão digno de ser festejado é o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que d’Ela nascesse Deus. (...) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança.
Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória.
E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus"



P. António Vieira(Sermão do Nascimento da Mãe de Deus).

terça-feira, outubro 24, 2006






O desafio de parar para reflectir

- Elementos de ajuda para um retiro pessoal -



Em grupo ou individualmente, muitos cristãos tonificam a sua vida espiritual cristã com tempos de retiro ou de recolecção. Acontece em qualquer tempo e sempre que se perceba necessário e útil. Mas, tradicionalmente, o tempo de Quaresma, preparando a celebração do Mistério Pascal, é um dos momentos preferidos.
Existem diversas formas de fazer retiro quanto à duração e dinâmica de realização. Podem ter um dia, um fim de semana, uma semana, um mês. Podem ser realizados em grupo ou individualmente. Podem ter ou não um orientador definido. Normalmente sai-se de casa e procura-se um local que ajude, pelo silêncio e pelo enquadramento, a fazer essa paragem. Mas também há já retiro acompanhados através da Net. Basta escolher o site, definir o retiro pretendido, inscrever-se e, através da Net, podemos ter em casa ou em outro local, e no decorrer dos dias de trabalho, a possibilidade de fazer retiro. O acompanhamento pessoal é, contudo, sempre um elemento importante no retiro e que pode fazer a diferença entre um “bom retiro” ou um “desperdício de tempo”. O importante, contudo, é que sejam momento de paragem e de reconstrução da relação afectiva com Deus. A afectividade é precisamente aquilo que nos liga aos outros, às coisas, aos projectos e ideais, ao próprio Deus. É o que nos faz experimentar sair de nós mesmos e confiar. E é precisamente essa dimensão do nosso ser que é bom fazer parar, reflectir e comprometer de novo. Fazer retiro pode ser uma experiência interessantíssima de encontro com Deus e de transformação do coração para nos colocarmos ao seu serviço.
O que se segue é um exemplo de sequência de textos bíblicos que conduzem a uma caminhada de reflexão pessoal. Aponto-os apenas como partilha de uma possibilidade para que, alguém que deseje, possa parar algum tempo e rezar.


Retiro:
Rezar as perguntas de Jesus


1º dia (à noite)
"Que queres que Eu te faça ?" (Lc 18, 35-43)

Ler e meditar os textos. Jesus pergunta-me a mim também "Que queres que te faça ?"O que preciso que Jesus me faça ? Tenho coragem e lucidez para dizer o que, de verdade, preciso ? Quais são os problemas que preciso de ver ultrapassados ? Posso dizê-los a Jesus para, como fez ao cego, me "curar" ? O cego pediu a Jesus "que eu veja Senhor". E nós que pedimos ? Aprofundar a consciência de que "tocar Jesus", ou ser por Ele tocado, é abeirar-se do seu Mistério e Pessoa e assumir os seus desafios. E isso cura.

2º dia

- 1º momento " Que é o homem, Senhor, para que vos lembreis dele ?" (Salmo 8); " Vós conheceis o íntimo do meu ser" (Salmo 138)
Meditar sobre quem é a pessoa humana, quem somos nós. Situar-se, desde o início, nesta verdade: somos criaturas dependentes de Deus, mas que, todos os dias, temos que fazer opções. Como tenho vivido ? Apenas com base no que "devo fazer" ? Apenas com base no que "quero fazer" ?

- 2º momento: "Pai dá-me a parte da herança que me cabe ..." (Lc 15, 12 ...)
Meditar a Parábola do Filho Pródigo: Para me sentir feliz tenho de me afastar dos outros e da "casa do Pai" ? Como lido com as ideias que outros pensam ? Como vejo a "interferência" dos outros na minha vida ? Pensar e reflectir as solidões em que caímos por não nos relacionarmos nem ouvirmos os outros. Somos o "irmão mais novo", o "irmão mais velho", ou o "Pai" nas nossas atitudes espontâneas.

- 3º momento: " A verdade vos libertará" (Jo 8, 30-32)
Meditar esta Palavra com base na atitude de que só assumindo a nossa verdade nos libertaremos e ultrapassaremos as nossas dificuldades...

3º dia

1º Momento: " Homem de pouca fé, porque duvidaste ?" (Mt 14).
Rezar e meditar a dimensão do pecado. O pecado é sempre da ordem da desconfiança (não confiança em Deus). É querer salvar-se apenas pelas próprias forças.

2º Momento: " Quem dizem os homens que Eu sou ?" (Mc 8, 27-30)
À luz deste texto e outros paralelos contemplar a vida e mistério de Jesus Cristo. Quem é verdadeiramente Jesus ? A sua Encarnação, Vida, Morte, Ressurreição revelam-me alguma novidade de Jesus ?

3º Momento:" Tu amas-Me ?" (Jo 21, 15 ss)
É ao Pedro da "negação" que Jesus entrega o cuidado do seu rebanho, mas primeiro quer a confissão do amor pelo seu projecto, Reino e Pessoa.

4º dia

1ºMomento: "Podeis beber os cálice que Eu estou para beber?" (Mt 20, 20 ss);"Chamou os que quis ..." (Mc 3, 13).
Rezar e meditar o chamamento de Jesus a segui-l'O.
Chamamento de Jesus:
- 1º )Estar com Ele e fazer como Ele
- 2º) Estimula em nós a dinâmica do "mais de nós" e não do "maior que outros"
- 3º) Pede despojamento

2º Momento: "Que discutíeis pelo caminho ?" (Mc 9, 33).
Meditar e rezar as opções que temos de realizar para seguir de perto Jesus Cristo. Que discutimos ou de que falamos mais normalmente no dia a dia ? Valores a eleger no dia a dia: Verdade, Sinceridade, Humildade.

3º Momento: "Quem procurais ?" ( Jo 1, 38).
Meditar e rezar a própria Oração. O que é a oração ? Como tenho rezado ? (Rom 8, 26- 30; Lc 18, 9-14; 16-17) Duas atitudes essenciais para a oração: Humildade e Confiança. "Rezar é tratar de amizade muitas vezes a sós com Deus que sabemos que nos ama" (Sta. Teresa de Ávila).

5º dia (final)


1º Momento: "Compreendeis o que vos fiz ? Fazei-o de igual modo." ( Jo 13. 12 ss).
O que é que Jesus nos fez ? Lavou os pés ! Mas a atitude de lavar os pés é símbolo e expressão de toda a vida de Jesus: Deus que serve o homem, assume a humanidade para a purificar do pecado, caminha com ela para a conduzir ... foi isso que Jesus nos fez. Somos chamados a fazer o mesmo aos nossos irmãos ... não apenas como nós queremos, mas sim como eles precisam. Fazer uma releitura do retiro, mas também de toda a vida. Rezar os dons que Deus concedeu durante a vida. Lembrar os principais momentos.
O tempo de retiro dinamiza a vida cristã na medida em que, numa experiência de caminho:
- Coloca aquele que se retira perante a verdade de si como alguém que tem que servir e escolher e perante o reverso desta perspectiva que é o pecado;
- Ensina a seguir o caminho de Cristo, estimulando a sua afectividade (amor) apresentando o servir e o escolher qualificados agora pelo serviço que se aprendeu de Cristo.
- Finalmente, o serviço e a escolha convertem-se em comunhão é uma resposta a orientar e desafiar toda a vida: Vós me destes tudo, Senhor; a Vós o restituo
___________________________________________

P. Emanuel Matos Silva