terça-feira, junho 19, 2007

"Atreve-te"

Encontro Vocacional e Pré-Seminário para rapazes a partir dos 14 anos

Um fim de semana com os Seminaristas da nossa Diocese, no Seminário de Alcains, nos dias 6, 7 e 8 de Julho (17h00 do dia 6 até às 15h00 do dia 8 julho).


6, 7 e 8 de Julho

Inscreve-te:
e.pro.vocacao@sapo.pt
917 097 173

(Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações de Portalegre – Castelo Branco)
Visita ao Lagra de varas
CRISTO'SFERA

segunda-feira, junho 18, 2007

E foi o almoço




CRISTO'SFERA

16 e 17 de Junho 2007



domingo, junho 17, 2007


CRISTO'SFERA


- Visita à Ermida de Nossa Senhora do Almortão -

CRISTO'SFERA
Encontro Vocacional e Pré-Seminário
16 e 17 de Junho de 2007
Seminário de S. José - Alcains




Visita a Idanha-a-Velha

Cristo'sfera
Encontro vocacional
- Pré - Seminário -
Seminário de S. José, Alcains, 16 e 17 de Junho 2007






Aconteceu este fim de semana (16 e 17/06/2007), como estava previsto, o CRISTO'SFERA. Se atmosfera é tudo o que nos rodeia e interfere connosco, o que respiramos, o que vivemos e nos faz viver, então Cristo'sfera significa que também Cristo está em todo o lado e nos faz viver. Foi esse o tema desta encontro.
Iniciámos o dia 16 pelas 10h30, feitas as apresentações, com uma "leitura demorada" dos jornais diários e semanários para tentar ver e perceber notícias que se referissem à necessidade de acreditar, à necessidade de esperança para viver, à necessidade de fé e, objectivamente, à Pessoa de Jesus Cristo. E deparámos com um "mundo cheio de expressões de fé" mesmo que, muitas vezes, confessando-se a par como ateu e/ou agnóstico.
Após um breve momento de oração aconteceu o almoço e saímos imediatamente em diracção a Monsanto. Esperáva-nos uma actividade de exterior "À procura de Cristo". Por indicações sms tínhamos de encontrar uma Cruz de madeira que nos correspondia e que estava inacabada. A intensa chuva impediu a actividade no exterior mas não nos impediu de rumarmos a Idanha-a-Velha onde visitámos a Catedral, Baptistério e demais espaços, nem nos impediu um momento de oração na Ermida de Nossa Senhora do Almortão onde também merendámos.
Findo o "percurso" voltámos ao Seminário e aí procurámos então e encontrámos as nossas "Cruzes" depois de termos feito uma uma incursão na WEB para vermos como aí está presente a Pessoa de Jesus Cristo. E foi uma imensa surpresa.
Depois de um tempo breve de oração jantámos e à noite, contextualizado por diálogo e convívio, vimos o filme "Favores em Cadeia". A seguir ... dormimos!
O dia 17 começou a boas horas. Eram 09h00 quando nos reunimos ao pequeno almoço seguido de oração da manhã. Logo de seguida fomos aos jornais diários ver o que Jesus Cristo poderia fazer nos acontecimentos do mundo de hoje. Fomos "desafiar o mundo a respirar Jesus Cristo". E foi óptimo. Seguiu-se a Eucaristia, em ambiente sereno e familiar, e aconteceu o almoço findo o qual e feitas as devidas arrumações nos despedimos do P. António Castanheira, responsável do Seminário, que sempre nos acolhe com muita amizade. Ficou em todos a firme vontade de não faltar ao próximo encontro.