sexta-feira, maio 16, 2008


Os Presbíteros na vida da Igreja – II


II - O Novo Testamento e o presbiterado:
testemunho de uma grande diversidade

1. Diversidade geográfica de comunidades cristãs:

O NT é composto de textos muito diferentes mas que, no conjunto, nos informam de maneira mais ou menos detalhada acerca da vida da Comunidade primitiva.
Os Apóstolos ou seus representantes escrevem às Comunidades que fundaram ou que formam na fé. Geralmente escrevem para intervir em questões doutrinais ou que têm a ver com a vida comunitária. Paulo, por exemplo, como o Evangelho de Lucas, dirige-se sobretudo aos cristãos do mundo grego: a Igreja dos Tessalonicenses, os Gálatas, os Coríntios... mas Paulo escreve também a todos os “bem-amados de Deus que estão em Roma”.
Marcos é redigido especificamente com a intenção de catequizar os catecúmenos de Roma. Já o Evangelho de Mateus coloca-nos nas Igrejas estabelecidas na Síria e na Palestina - comunidades de origens judaicas e os escritos de João têm como destinatários os cristãos da Ásia Menor. Portanto, estamos perante uma grande diversidade de comunidades cristãs.


2. Diversidade no tempo

O Novo Testamento comporta dois grandes períodos: apostólico e pós-apostólico.
O Período Apostólico é o tempo que se abre com a Ressurreição de Cristo e se fecha com a morte dos Apóstolos (martírio de Pedro e Paulo em Roma por volta do ano 67). É a época dos Apóstolos, testemunhas históricas da vida, da morte e da ressurreição de Jesus, o Cristo. Primeiro são os 12. Espontaneamente associamos os Doze aos Apóstolos e seus sucessores. Mas 12 é um número simbólico utilizado com um sentido bem específico por Lucas, autor do Evangelho e dos Actos. O Povo Judeu era constituído por 12 tribos. Depois da Ressurreição, os 12 permanecem Apóstolos, um “colégio” que se alargará a outras testemunhas de Cristo Ressuscitado, dos quais o mais célebre é Paulo.

As primeiras perseguições em Jerusalém estimulam a missão - imensas comunidades nascem e se desenvolvem na Judeia e, depois, fora dela. Antioquia, por exemplo, um verdadeiro centro missionário, vai fornecer um modelo de Igreja comunitário. À frente destas Comunidades aparece um grupo constituído por apóstolos – profetas - doutores. Em Jerusalém e na Palestina a organização faz-se sobre o modelo judaico, com um grupo de “presbíteros” (anciãos) e os doutores. Neste momento cada Comunidade permanece numa estreita ligação a um ou outro Apóstolo. Os fundadores participam da vida das comunidades, das Igrejas locais.
O período Pós-Apostólico que se segue ao período apostólico é um tempo de afirmação e consolidação na medida em que os fundadores desaparecem e é necessário quem lhes suceda. Trata-se pois de organizar a sucessão dos Apóstolos na fidelidade à fé recebida dos mesmos Apóstolos.

Em finais do 1º século já se afirma uma certa organização: as Epístolas de Timóteo e Tito, nomeadamente, apresentam-nos “presbíteros” (anciãos), “ episcopos” ( vigilantes) e diáconos (servidores). Reconhecemos aqui já os três “títulos” de organização eclesial actual dos ministérios na Igreja : em cada Diocese há um Bispo assistido pelos presbíteros e por Diáconos.
Mas esta organização não aparece, logo de início, muito explícita no Novo Testamento. O Novo Testamento possui em si duas épocas e a passagem de uma à outra. Por um lado mostra-nos a criatividade fecunda das comunidades - elas dão-se a si mesmas, graças ao Espírito Santo, todos os ministérios e responsáveis de que têm necessidade. Por outro lado o NT mostra-nos o grande esforço de fidelidade a Cristo e aos apóstolos fundadores pela harmonização progressiva dos carismas e dos ministérios. Possuir em conjunto estas duas dimensões (criatividade e fidelidade) - é o testemunho pelo qual temos de nos regular (“carismas e instituição na mesma comunidade e para crescimento e unidade da mesma” ). O Novo Testamento mostra-nos, portanto, como a Comunidade cristã nascente (a Igreja) foi respondendo às necessidades múltiplas nascidas da evangelização e como estas suscitaram também respostas múltiplas e variadas.

- III – Todos os baptizados,
participantes do ministério da Igreja

Nas Comunidades do NT todos os cristãos têm competência para agir - todos participam no serviço fundamental do Evangelho: serviço a Cristo e aos homens. É toda a Comunidade de baptizados, com os seus diferentes ministérios, que prolonga a acção de Deus.

1. Os Ministros eclesiais nas Epístolas Paulinas

1.1 Carta aos Efésios

Os Apóstolos e os Profetas estão à frente da Comunidade. Seguem-se-lhes os evangelistas, os pastores e os doutores (Ef 2, 20; 3, 5; 4, 11). Os ministérios são aí serviços de unidade e da Palavra. A Carta aos Efésios (escrita entre o ano 61 e 63) mostra-nos bem a concepção de Paulo: todos responsáveis do Corpo de Cristo. Jesus Cristo é a Pedra Angular. Ele é o autor da Igreja

1.2. Cartas Pastorais (Tito e Timóteo)

Estes Escritos do NT correspondem a um estádio mais avançado da organização das Comunidades ou Igrejas. O contexto é o de variadas polémicas. Trata-se, por isso, de organizar comunidades em fidelidade aos Apóstolos fundadores. À cabeça destas comunidades encontramos já os Presbíteros (anciãos), os episcopos (vigilantes) e os servidores (diáconos, possivelmente). Nestas Cartas podemos constatar que os dois discípulos de Paulo foram colocados ao serviço por uma imposição das mãos (2 Tim 1, 6).

1.3. Romanos e Coríntios: o facto Comunitário em São Paulo

“Servidor de Cristo, apóstolo por vocação, posto à parte para anunciar o Evangelho de Deus...” (Rom 1, 1) - é assim que o próprio Paulo se auto-define. As Igrejas paulinas, nascidas num meio helenista caracterizam-se pela sua tradição de “fraternidade” e “hospitalidade” .
Paulo coloca muito em destaque o valor da diversidade de dons que o Espírito suscita no meio dos cristãos. Ele afirma constantemente que os dons e carismas se destinam e ordenam todos ao serviço do Evangelho, ao bem comum e ao crecimento do Corpo de Cristo. Todos são responsáveis mas cada um tem a sua parte particular de serviço - todos, na comunidade, se sentem responsáveis.

“Apóstolos- Profetas - Doutores” ter sido os nomes dos primeiros ministérios nas Igrejas do NT. É uma organização própria da Igreja de Antioquia onde Paulo permaneceu algum tempo com Barnabé. Os Apóstolos são missionários itinerantes, mandatados por uma Igreja para anunciar a Palavra e fundar novas comunidades. Os Profetas são aqueles que interpretam o que o Espírito diz à Comunidade Cristã. Têm a função da actualização da fé (1 Cor 14, 4). Os Doutores estão associados aos Profetas. Fazem a releitura e comentário dos textos sagrados, asseguram o ensino sistemático, explicam as Escrituras. São aqueles que ensinam na Comunidade.

2. Os Ministros eclesiais nos Actos dos Apóstolos

Nos Actos dos Apóstolos, S. Lucas faz desfilar imensos actores. Principalmente os doze apóstolos com a sua cabeça, S. Pedro. Lucas reserva um lugar especial para Pedro no meio dos outros apóstolos. Mas o texto dá também uma grande importância a Paulo e a outros missionários itinerantes, sobretudo Barnabé.
Para Lucas os Apóstolos são os portadores da Palavra de Deus. Nos Actos as comunidades organizam-se de diversas formas:
- Jerusalém : a comunidade organiza-se em redor de profetas, anciãos ou presbíteros, e o grupo dos sete diáconos.
- em Antioquia a comunidade organiza-se em torno de profetas e doutores numa estreita ligação com os apóstolos.

3. S.Mateus

Em S. Mateus evidencia-se, sobretudo a exigência de todos viverem segundo o Evangelho. E, nessa medida, o que é importante é a fidelidade ao ensinamento de Jesus Cristo. A Comunidade de Mateus é um Comunidade que acredita na presença de Cristo no meio de si mesma.

segunda-feira, maio 12, 2008


Os Presbíteros na vida da Igreja – I


No dia 1 de Maio a nossa Diocese celebrou em festa diocesana os cinquenta anos de ordenação para o seu Presbitério de três Sacerdotes: o Padre Alberto Jorge, actualmente Vigário Paroquial da Sé de Portalegre e Pároco de Carreiras; o Cónego Amândio Tomé, Pároco de Cebolais de Cima; e o Padre Dr. Francisco Belo, Vigário Paroquial de Abrantes há já algum tempo.

Além da gratidão pelo trabalho que desenvolveram ao longo de cinquenta anos de Sacerdócio, a Igreja diocesana quer sublinhar nesta celebração o lugar e o sentido do presbiterado na Igreja.

O ponto de partida para uma reflexão sobre o presbiterado tem de ser, naturalmente, Jesus Cristo e a Igreja. E isto sempre em contexto de Novo Testamento. Jesus Cristo, que em si mesmo e nas suas acções (Palavra e Gesto) Se revela como Caminho, Verdade e Vida. Caminho, Verdade, Vida como experiências realizáveis pela humanidade e não apenas como abstracções.
O próprio NT tem de ser interpretado em referência a Jesus Cristo e ao seu acontecimento. Trata-se de uma experiência que precede a reflexão sistemática: a fé, a oração e a acção dos crentes precederam a elaboração escrita do que hoje chamamos Novo Testamento.

Por isso podemos dizer que ainda antes do Novo Testamento há a considerar a Igreja que nasce no coração do acontecimento da Páscoa - Pentecostes. Ou seja, uma pequena comunidade que vive no meio ambiente do Judaísmo e se empenha na proclamação de uma Boa Nova de Jesus Cristo.
E como, com o tempo, os testemunhos da geração que historicamente contactou com Jesus ou com os Apóstolos começaram a desaparecer, tornou-se necessário recolhê-los e escrevê-los. Tal como o testemunho de Jesus Cristo na história foi novo e decisivo, os testemunhos da primeira geração cristã são também decisivos e únicos. Sem eles a fé desenraizar-se-ia da história.
É então no decorrer do séc. I e II que se efectuará a recepção dos diversos testemunhos de fé para fixar “uma regra”. Isso permitirá que se vá definindo uma identidade própria (da Igreja e do Cristianismo) e que se vá lutando contra certos erros teológicos ou ideias menos substanciadas.
Os textos têm uma função muito importante na Igreja. Eles prestam um serviço à Igreja, lembrando-nos a fonte da nossa fé - Jesus Cristo. Mas, ao mesmo tempo, porque referências das formas de vida das primeiras gerações cristãs, os textos oferecem-nos também o que podemos chamar de “normas de organização” das mesmas primeiras comunidades na sua diversidade e unidade.

- I –
Jesus Cristo, a Luz dos Povos,
e a Igreja seu sacramento ou sinal (LG 1)
Jesus Cristo, o Filho Único de Deus, ao encarnar assumiu a missão da libertação do homem na sua mais profunda realidade. Palavra e gesto, Palavra e acção sempre se iluminaram mutuamente na vida e ministério de Jesus. Ele é e diz a Palavra de Deus. E os gestos e tipo de presença à humanidade mostram como a Palavra encarnada, assumida, age na vida dos homens. A Palavra explica o gesto e o gesto explicita e realiza a Palavra fazendo com que seja melhor compreendida e acolhida. É assim o ritmo da revelação de Deus ao mundo.
A morte surge na vida de Jesus como a plenitude da sua vida. Não é um acaso, não é uma eventualidade. Jesus morreu como viveu – fazendo entrega plena de si para que os homens conheçam melhor Deus e se conheçam melhor a si mesmos.
Por isso a Igreja surge da morte e ressurreição de Jesus como o conjunto daquelas e daqueles discípulos que, sentindo-se identificados com Jesus e a sua missão, querem ritmar a sua vida pelos valores do seu Reino e abrem o seu coração e a sua verdade à acção da força do mesmo Espírito que agia em Jesus. A missão de Jesus é continuada e, por isso, é anunciada.
Cristo vive, portanto, na sua Igreja que é o seu Corpo glorioso. E tudo o que a Igreja faz, fá-lo em Nome do mesmo Cristo sem o qual não existiria. É Cristo que age na sua Igreja, seu Corpo, sua Presença. E quando nos reunimos em assembleia de Igreja somos, precisamente, a imagem visível deste Corpo: membros diferentes, mas que na diferença se completam uns aos outros e vivem organicamente.
E porque a missão de Jesus continua e tem como objectivo ser acolhida por todos os homens, a Igreja tem como identidade própria ser a presença de Cristo, anunciar Jesus Cristo, fazer discípulos de Jesus Cristo. Essa é uma missão sempre em relação com a natureza e a identidade das pessoas. São elas as destinatárias da salvação de Jesus Cristo.


1. Uma realidade absolutamente nova: Cristo / Igreja
Cristo-Igreja age, portanto, na história dos homens para aí significar a presença de Deus que acompanha essa mesma história com o seu amor. É uma acção sacramental.
Um sacramento é um sinal e um meio de realizar a nossa unidade com Deus. Por isso podem definir-se os sacramentos como sinais eficazes do dom de Deus em Jesus Cristo. E, nesse sentido, podemos dizer que são acções de Cristo na vida dos crentes que se realizam através da sua Palavra e do seu gesto e em profunda relação com a existência humana.
Neste sentido podemos compreender os sacramentos como acções simbólicas (gesto e palavra) que significam e actualizam (torna presente) uma realidade invisível destinada à libertação, salvação e felicidade da humanidade.
Existem na Igreja sete sacramentos: o baptismo, a confirmação, a eucaristia, a penitência (ou reconciliação), a unção dos doentes, a ordem e o matrimónio. Eles são, fundamentalmente, a presença e acção do Único e Primeiro Sacramento (Cristo-Igreja) em diversas situações e dinâmicas da existência humana: o nascimento; o crescimento; as grandes escolhas; os compromissos fundamentais; a releitura da história e recomeço; a confiança para lá da fragilidade humana.
É por isso que os sacramentos contêm sinais na sua explicitação: é para serem melhor acolhidos, compreendidos e integrados na vida. Deus é força em Jesus Cristo e na Igreja nos momentos do nascimento, das escolhas, das opções de compromisso, nas dificuldades, na confiança e na alegria. E essas expressões podem ser melhor compreendidas e integradas através dos sinais e dos símbolos sem os quais a possibilidade e capacidade cognitiva e crente dos cristãos não conseguiria fazer a ponte entre o que se vê imediatamente e aquilo que, não se vendo de imediato, nem por isso deixa de existir.
Aquele que, sacramentalmente, está associado a Cristo é aquele que explicita, celebrando, o sacramento para e com o Povo de Deus. Veja-se, nomeadamente, a Eucaristia.


2. Na Igreja, a “Ordem” dos Presbíteros
O nome de Ordem vem da antiguidade romana e designa a entrada num “corpo constituído”. A Ordem é assim o “corpo constituído” dos servidores do Povo de Deus que Jesus chamou e uniu a si para a mesma missão.
É dentro da possibilidade salvífica que o Ressuscitado dá a todos os cristãos de fazerem com sua vida o que Ele mesmo fez, que surgirá o que chamamos de sacerdócio ministerial (ministério ordenado ): na Igreja, alguns, entre muitos, são constituídos para o serviço de todos os outros. O padre é alguém que entrega a sua vida a Deus por causa dos irmãos.
Cristo é o Único Sacerdote. E realiza o seu Sacerdócio pela entrega de si mesmo. O ministério presbiteral é também o mesmo que Jesus entregou aos Apóstolos com a missão de evangelizar, conduzir e santificar. E isso significa que, na unidade de presbitério em comunhão com o Bispo, sucessor dos Apóstolos, o ministério ordenado se efectiva a maneira do ministério dos apóstolos, ou seja num dinamismo de evangelização e num Dom total de si mesmo. É assim que o sacerdócio não é um emprego, mas é um estado vida caracterizado pela consagração de si ao serviço evangélico dos outros. Este sacramento compreende três graus: o Episcopado (bispo), o presbiterado (padre) e o diaconado (diáconos) com missões concretas específicas, mas sempre dentro e em comunhão com a missão de toda a Igreja.