sábado, agosto 08, 2009

Pastoral Vocacional
 
com
 
Novo Director
 
 
Os Secretariados da "Pastoral da Juventude" e da "Pastoral das Vocações" deram origem a um único e novo serviço diocesano, o "Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e Vocações". Este é o novo serviço de evangelização e formação cristã dos jovens na nossa Diocese.
Qualquer acção pastoral evangelizadora e de formação da fé cristá é, por inerência e unidade, vocacional. Está em causa o "ser cada vez mais cristão" como vocação e não apenas por tradição. Ser cristão, neste horizonte, evoca e convoca a liberdade das pessoas, os seus afectos, a sua inteligência e a sua vontade, enfim, a pessoa toda na realização do melhor de si mesma. Só faz sentido, desta forma, estes âmbitos trabalharem em conjunto e estarem unidos.  
 
Para dirigir este novo Secretariado foi nomeado pelo nosso Bispo, D. Antonino Dias, o Padre Dr. Nuno Miguel Folgado que a mior parte de nós já conhece há muito pelas suas qualidades humanas e, sobretudo, pela sempre forte e alegre qualidade da sua presença.
Tendo nascido em Portalegre a 3 de Dezembro de 1979, foi ordenado Presbítero para a nossa Igreja de Portalegre - Castelo Branco no dia 4 de Julho de 2004 depois de ter passado pelo Seminário de Leiria e pelo Seminário e ISET de Coimbra onde os nossos Seminaristas faziam a preparação específica e académica para o Sacerdócio.
Trabalhou nas Paróquias de Ponte de Sor e, ultimamente, nas Paróquias de Nisa, Arez, Montalvão, S. Matias do Cacheiro e S. Simão do Pé da Serra. Tanto em Ponte de Sor e Comunidades agregadas como em Nisa e respectivas Comunidades agregadas, o P. Nuno trabalhou e viveu com o Cónº José da Costa.
Como Seminarista o P. Nuno trabalhou no Pré-Seminário e Vocações. Depois, como Padre, além do trabalho nas Paróquias, o P. Nuno sempre foi membro constituinte da Equipa do Secretariado da Juventude.
O P. Nuno é, além disso, o Director do Semanário Diocesano "Distrito de Portalegre" que dirige superiormente.
Ao Padre Nuno, o SDPVocações acolhe com imensa alegria como novo responsável e, desde já, se disponibiliza para trabalhar e evangelizar.
 
 

quinta-feira, agosto 06, 2009

Os nossos Seminários

e

Seminaristas

 

 

Deus continua hoje a chamar jovens. Chama-os pela Palavra forte e pela Vida intensa de Jesus Cristo e chama-os pela experiência feliz da vida na Igreja. São jovens do nosso tempo e do tempo de Deus, jovens que aprenderam a pensar e rezar a vida não apenas a partir de si e dos seus gostos pessoais, mas também a partir de Deus e da sua vontade. Jovens que experimentam a liberdade como capacidade de terem a vida nas mãos e a entregarem a Deus para o discernimento da vocação e para o que Deus – num horizonte da vida lida à luz da fé – quiser.

O edifício do nosso Seminário de Alcains já não alberga Seminaristas a tempo inteiro. Mas acolhe nos fins de semana a experiência do Pré-Seminário em que jovens de vários pontos da Diocese, e que continuam a viver e a estudar nas suas comunidades, se juntam para reflectirem a sua vida e a sua vocação.

O edifício do nosso Seminário de Portalegre também já não alberga Seminaristas a tempo inteiro, mas acolhe uma comunidade de Padres com diversos trabalhos na Diocese e acolhe o chamado Lar Sacerdotal onde os Padres que já deixaram os serviços activos da Diocese descansam dos seus trabalhos e rezam pelos que continuam a evangelizar no dia a dia. Aqui vive também uma Comunidade de Irmãs das Sagrada Família e Divina Providência que, com o seu trabalho dedicado, tornam possível a vida na casa.

O nosso Seminário, contudo, continua vivo, bem vivo! E como Seminário são Pessoas, o nosso Seminário conta neste momento com quatro Seminaristas: dois (o Gil, de Vale da Lousa, e o Nuno, de Bemposta) estão, respectivamente, no 5º e no 6º anos no Seminário Maior de Coimbra e frequentando o ISET de Coimbra também. Os outros dois (o Miguel, de Nisa, e o Pedro, de Castelo Branco) iniciam este ano o "Ano Propedêutico" no Seminário de S. José, em Lisboa, Diocese a cujos Seminários a nossa Diocese agora regressa para fazer a formação dos seus Padres.

Neste "Ano Sacerdotal" vamos lembrá-los, a eles e a seus formadores, na nossa oração!



terça-feira, agosto 04, 2009






PASSOS DA IGREJA DIOCESANA




A renovação da pastoral Diocesana e a falta de Sacerdotes vão implicando que, de quando em vez, se faça alguma alteração na colocação do Clero. Nem sempre é fácil satisfazer o pedido de quem deseja ser transferido. Mais difícil se torna quando alguém pede para deixar as paróquias por motivo de idade ou doença. Pior, ainda, bater à porta certa e disponível de quem deve ocupar esses lugares. Nestas andanças, porém, preocupa-nos antever o futuro com um presbitério cada vez mais pequeno, o bem do Sacerdote que não queremos “espiritualmente desvitalizado” nem “pastoralmente desanimado” e o bem do Povo de Deus que tem o direito e precisa do testemunho alegre dos Sacerdotes e do anúncio da Pessoa de Jesus Cristo e da novidade evangélica que libertam e dão sentido à vida.


Valha-nos no meio deste jogo da vida o Divino Espírito Santo como árbitro, a compreensão dos fiéis e o trabalho que se tem feito na Diocese para formar e responsabilizar Leigos para as Celebrações da Palavra na ausência de Presbítero e para outras actividades importantes de evangelização, sem clericalização dos mesmos nem desconfiança que só perturbam e travam a caminhada. Este trabalho tem de continuar. “É um grande trabalho pôr os outros a trabalhar”, penso que foi João XXIII que o afirmou. Os Sacerdotes têm de centralizar a sua vida e acção no essencial e específico que, como sabemos, não é multiplicar Eucaristias para satisfazer exigências bairristas ou de fé mal esclarecida, nem tampouco reduzir a sua acção pastoral apenas à celebração da Eucaristia, ou, pior, nem sequer celebrar porque não há intenções!


Que o Santo Cura d’Ars, o homem da Eucaristia, do Confessionário e da Caridade, nos ajude a todos – a mim, sobretudo – a descobrir caminhos de verdadeira exigência e qualidade pessoal para que a Vocação e Missão ganhem novo fôlego, mais sentido e conteúdo. Os fiéis agradecerão.



Um caminho a percorrer



O conselho de Jetro a Moisés, seu genro (cf. Ex 18, 13-27), e a atitude que os Apóstolos assumiram para responder às exigências pastorais do seu tempo (cf. Act 6, 1-6) são para nós um testemunho e uma provocação. Os Sacerdotes não podem esgotar-se com aquilo que os outros podem e devem fazer nem deixar de fazer o que verdadeiramente lhes compete. Esta tem de ser a aposta, embora eu saiba, também por experiência própria, que no terreno é sempre bem mais difícil de concretizar!... Mas este é o caminho. E não permite desânimos, nem molezas, nem o “deixar correr”... Implica, isso sim, investir na formação de pessoas capazes, de pessoas com fé e sentido eclesial. Exige confiar e distribuir tarefas, preparando o presente e, sobretudo, os tempos que se aproximam com a resposta possível e adequada. Cada vez mais a presença dos Padres será cada vez menos. A quantidade do futuro - e já a do presente! - será a qualidade e não a quantidade. É preciso, pois, renovar constantemente o entusiasmo da primeira hora e fazer com que Cristo viva em nós para respondermos com credibilidade, paz e alegria aos desafios da evangelização deste mundo tão belo e cheio de potencialidades em que nos foi dado o privilégio de viver e de sermos Padres. E a nós, de sermos Padres nesta Igreja de Portalegre-Castelo Branco, mimoseada com a querida e simpática juventude da terceira e quarta idade e animada pela traquinice feliz e alegre de um punhado de jovens e crianças que por cá vão ensaiando o voo para partirem em busca de novos ares e outros sonhos. Enfim, somos nós e as nossas circunstâncias, como diria o filósofo.



A minha gratidão



Agradeço a disponibilidade e a generosidade dos Sacerdotes e Diáconos que não se pouparam a esforços para me ajudarem a dar a melhor resposta às presentes situações. Preocupamo-nos o apostar onde se deve apostar tendo presente o futuro próximo, o melhor aproveitamento dos nossos recursos humanos, o gosto dos Sacerdotes (tanto quanto possível!) por esta ou aquela zona pastoral e a irradiação a partir de centros geográficos para que os Sacerdotes, dentro da liberdade que lhes assiste, possam ter esta possibilidade de conviver e viver com o maior apoio possível e a dignidade que a convivência é capaz de facultar. Muito me agrada saber e ver que os Conselhos, Comissões, Secretariados, Movimentos e Obras funcionam, em equipa, como verdadeiros motores da dinâmica diocesana, começando por construir a unidade e a comunhão a partir de dentro, como primeiro testemunho da sua presença eclesial e vitalidade apostólica. É importante, porém, não esquecer que o diabo nos rodeia como um leão que ruge e procura a quem devorar (cf. IPed 5, 8-9). E os seus rugidos vão-se ouvindo, de quando em vez, aqui e além, provocando insónias em quem sabe que a Igreja se defini como comunhão e só assim será fermento, luz e sal. Urge estar de atalaia para que, com humildade e sentido eclesial, possamos resistir fortes e firmes na fé às tentações do poder e às mentalidades instaladas de quem se julga insubstituível, dono da verdade, das situações e dos outros por falso e orgulhoso entendimento de si próprio ou da missão que exerce. Em Igreja, a autoridade ganha-se pela maneira como se está e vive, como se acolhe e actua com humildade e discrição, em comunhão e unidade.



Nomeações



Ainda que seja preciso, dentro em breve e se possível, dar mais alguma resposta a um ou outro pedido que me foi formulado por alguns Sacerdotes, dou conta da movimentação eclesiástica já combinada, tendo também em conta que os Secretariados Diocesanos da Pastoral da Juventude e da Pastoral das Vocações passarão a ser um só, conforme o acordado nas respectivas instâncias de corresponsabilidade e participação.


Assim:



Cónego Lúcio Alves Nunes, dispensado, a seu pedido, de Vigário Geral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção da Sé de Portalegre, de Assistente da Caritas Diocesana e nomeado, também a seu pedido, Vigário Paroquial de S. Pedro da Sertã, São João Baptista de Sobral, São João Baptista do Peso, Nossa Senhora do Carmo de Madeirã, Arciprestado de Sertã, e de Nossa Senhora da Assunção de Cardigos, Arciprestado de Abrantes;



P. Paulo Henriques Dias, nomeado Vigário Geral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e Moderador da Cúria Diocesana em acumulação com os serviços pastorais que tem vindo a desempenhar. Irá ainda continuar os seus estudos em Direito Canónico na Faculdade de Direito Canónico da Universidade Pontifícia de Salamanca, em regime não presencial.



Cónego Emanuel André Matos e Silva, dispensado de Director do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, continuando Vigário Episcopal para o Clero, Ministérios e Vocações e Director Espiritual do Seminário Maior de Coimbra;



Cónego Manuel Marques Pires, Chanceler da Cúria Diocesana e Pároco da Paróquia de São Gregório Magno do Reguengo, dispensado de Moderador da Cúria Diocesana e de Assistente Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima;



Monsenhor Francisco Vermelho, dispensado, a seu pedido, de Mestre de Cerimónias das Celebrações presididas pelo Bispo na Sé Catedral, continuando no exercício das actividades que vem exercendo;



P. Marcelino Dias Marques, dispensado de Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, de Pároco de S. João Baptista de Alegrete, Nossa Senhora da Assunção de Arronches e de Nossa Senhora da Graça de Degolados e nomeado Pároco de Nossa Senhora da Assunção da Sé de Portalegre e Mestre de Cerimónias das Celebrações presididas pelo Bispo na Sé Catedral, Arciprestado de Portalegre, continuando com os outros serviços que lhe estão cometidos;



P. Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça, nomeado Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar em acumulação com as actividades que vem exercendo;



P. José António Ribeiro Gonçalves, nomeado Pároco de São João Baptista do Peso, Arciprestado de Sertã, e de Nossa Senhora da Assunção de Cardigos, Arciprestado de Abrantes, em acumulação com as paróquias que lhe estão confiadas;



P. Daniel Santos Almeida, nomeado Vigário Paroquial de São João Baptista do Peso, Arciprestado de Sertã, e de Nossa Senhora da Assunção de Cardigos, Arciprestado de Abrantes, continuando como Vigário Paroquial das paróquias em que já colabora;



P. António Pires da Silva, dispensado, a seu pedido, de Pároco de Nossa Senhora da Assunção de Cardigos, Arciprestado de Abrantes, e de São João Baptista do Peso, Arciprestado da Sertã, e nomeado Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Salvaterra do Extremo, Nossa Senhora da Conceição de Segura, Santo António de Toulões e Nossa Senhora da Consolação de Monfortinho, Arciprestado de Castelo Branco;



P. Adelino Dias Cardoso, dispensado de Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e nomeado Pároco de Santiago Maior de Amieira do Tejo e de Nossa Senhora da Graça de Arez, em acumulação com a paroquialidade de Nossa Senhora da Assunção de Gavião e Nossa Senhora da Graça de Margem, Arciprestado de Ponte de Sor, trabalhando em estreita colaboração com o Cónego José Dias da Costa, pároco vizinho;



Cónego José Dias da Costa, dispensado da paroquialidade de Santiago Maior de Amieira do Tejo e de Nossa Senhora da Graça de Arez, continuando com as outras paróquias que lhe estão atribuídas e trabalhando em estreita colaboração com o P. Adelino Dias Cardoso, pároco vizinho;



P. Nuno Miguel Barradas Tavares Folgado, dispensado de Vigário Paroquial de Santiago Maior de Amieira do Tejo, Nossa Senhora da Graça de Arez, Nossa Senhora da Graça de Montalvão, Espírito Santo de Nisa, Nossa Senhora da Graça de Nisa, Santa Ana de Santana, São Matias do Cacheiro e de São Simão do Pé da Serra e nomeado Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações, continuando como Director do jornal diocesano “O Distrito de Portalegre”;



P. João Pires Coelho, dispensado, a seu pedido, de Director do Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana: Migrações, Turismo e Minorias Étnicas, continuando com os outros serviços que lhe estão atribuídos;



P. Fernando Manuel de Jesus Farinha, dispensado, a seu pedido, de Arcipreste do Arciprestado de Castelo Branco, de Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Salvaterra do Extremo, Nossa Senhora da Conceição de Segura, Santo António de Toulões e Nossa Senhora da Consolação de Monfortinho, Arciprestado de Castelo Branco, e nomeado Director do Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana: Migrações, Turismo e Minorias Étnicas, Assistente da Caritas Diocesana e Pároco de S. João Baptista de Alegrete, Nossa Senhora da Assunção de Arronches e de Nossa Senhora da Graça de Degolados, Arciprestado de Portalegre;



P. Manuel Narciso Alves, dispensado, a seu pedido, de Director Diocesano do Movimento do Apostolado da Oração, continuando Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes;



P. João Esteves Filipe, Capelão Militar, nomeado Director Diocesano do Movimento do Apostolado da Oração;



P. João Avelino, dispensado de Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, continuando com as paróquias que lhe estão confiadas;



P. João Maria Antunes Lourenço, nomeado Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde em acumulação com os trabalhos pastorais à sua responsabilidade;



Diácono Francisco Fernandes Alves, nomeado, em conformidade com o § 3 do Artigo 8º dos Estatutos do Movimento da Mensagem de Fátima, Assistente deste Movimento que prevê que o Conselho Diocesano seja dinamizado e coordenado por um Secretariado assistido por um Sacerdote ou Diácono.



Diácono Manuel Mendonça Esteves, que apenas estava nomeado para prestar serviço pastoral na Paróquia de São Pedro da Sertã, passará a colaborar também nas paróquias de São João Baptista de Sobral, Nossa Senhora do Carmo de Madeirã, São João Baptista do Peso, Arciprestado de Sertã, e de Nossa Senhora da Assunção de Cardigos, Arciprestado de Abrantes;



Diácono Álvaro da Conceição Martins, que apenas estava nomeado para prestar serviço pastoral na Paróquia de São Pedro da Sertã, passará a colaborar também nas paróquias de São João Baptista de Sobral, Nossa Senhora do Carmo de Madeirã, São João Baptista do Peso, Arciprestado de Sertã, e de Nossa Senhora da Assunção de Cardigos, Arciprestado de Abrantes;



NOTA: Peço aos Sacerdotes que procurem deixar em ordem a Contabilidade Paroquial, os Livros de Assentos Paroquiais e possam entregar, como convém, o respectivo inventário a quem vai tomar posse. O Vigário Episcopal para o Clero dará posse aos Arciprestes que vão assumir paróquias. Estes, por sua vez, darão posse aos Párocos e apresentarão os Vigários Paroquiais e Diáconos às Comunidades Cristãs.


É bom recordar que quando um Pároco sai duma Paróquia não pode ceder à tentação de continuar a sê-lo sem o ser. Isto é, continuar a andar por lá a fazer casamentos e baptizados... Há muitos modos de manifestar a amizade e estar presente sem ferir sensibilidades e o senso comum, a pastoral e o bom relacionamento sacerdotal. Aqui não acontecerá, mas sei que, por outros lados por onde andei, cheguei a ter de intervir para evitar um certo mal-estar até dentro das próprias comunidades. São atitudes, de quem sai, muito pouco elegantes para quem entra. O Padre não se prega a si mesmo nem centra em si as atenções. Prega e aponta Jesus Cristo como o único Mediador e Salvador. E como o Bom Pastor em nome de quem o Pároco está e age.



Portalegre, 22 de Julho de 2009.




+Antonino Eugénio Fernandes Dias


Bispo de Portalegre-Castelo Branco