quarta-feira, julho 11, 2007



Padres radicais no Zêzere


Os padres mais jovens da Diocese de Portalegre - Castelo ( Padres Nuno Folgado, José António, Virgílio, Ilídio, José Cardoso, Adelino Cardoso, Paulo Henriques, João Maria, António Castanheira) e os seminaristas mais velhos (Daniel, Gilberto, Nuno e Jorge) viveram esta manhã do seu dia semanal de descanso de uma forma diferente, praticando desportos radicais. A eles se juntaram para o almoço em Constância outros colegas padres (Padres Rui Rodrigues, José Afonso, Francisco Valente, Emanuel Silva, Amândio Mateus e Cónego José Maria) bem como o Diácono Victor da Comunidade de Montalvo.
A descida do rio Zêzere em caiaque (kayak) é considerada "mais uma aventura, com um misto de emoção e a intenção de "viver uma manhã de convívio entre todos e com muita alegria". Gerações, épocas e, em alguns casos, Seminários e Paróquias diferentes, mas uma identidade comum que gera fraternidade e congrega naturalmente para o encontro.
O grande promotor do encontro, o Pe. Adelino Cardoso, explica que, mais do que nestas actividades, "a nossa radicalidade passa em primeiro lugar pela opção de vida que tomámos e pelo anúncio diário do Evangelho". Momentos como este fortificam os laços e estreitam a comunhão fraterna.

segunda-feira, julho 09, 2007



"PRÉ - SEMINÁRIO"
Inscreve-te
- recebe os nossos mail's, participa nas nossas actividades e encontros -
Nome ..............................................................................................................
Morada ...........................................................................................................
........................................................................................................................
Data de nascimento....../..../......
Ano escolar................................
Paróquia ........................................................................................................
Tem alguma actividade na Paróquia? Qual?................................................
Telefone..................................
E-mail.....................................
Contacta-nos aqui (www.provocacao33.blogspot.com) e em e.pro.vocacao@sapo.pt ou 917 o97 173

domingo, julho 08, 2007


"ATREVE-TE"
No fim do encontro
o desafio continua a ser forte!

No alpendre do Seminário

Está um pouco tremida ... a foto, mas amúsica não!

Eles puseram muitas pistas
E quem sobe ... tem de descer...

Lá no alto do Castelo ... já noite ... e uma paisagem espectacular

E
Monsanto ali à espera...


" Atreve-te"
6, 7 e 8 de Julho de 2007
- um êxito a repetir -
Aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de Julho o encontro "Atreve-te", proposta aos jovens com mais de 14 anos de um fim de semana com os Seminaristas da nossa Diocese em ritmo de encontro vocacional e de pré-seminário. E foi um êxito.
Embora com uma participação menor às expectativas e inscrições o encontro "Atreve-te" foi um forte e significativo momento de descoberta do que significa ser discípulo de Cristo.
Na noite de sexta-feira fizémos uma caminhada até ao cimo do Castelo em Monsanto seguindo os passos do Apóstolo Pedro nas suas certezas e dúvidas acerca de Jesus Cristo. Foi um momento de extraordinária beleza e camaradagem. Em pequenos grupos de dois lá se foram descobrindo as pistas que conduziam à Igreja de Santa Maria do Castelo, no local mais elevado de Monsanto.
Apenas um aspecto negativo marcou esta actividade: mesmo no fim da actividade, lá no cimo do Castelo, um dos participantes foi mordido por um pequeno escorpião que não gostou lhe invadissem o espaço! Mas tudo correu bem depois de uma passagem pelas urgências do Hospital de Castelo Branco.
O sábado foi dia de descoberta de cada um. Depois de um tempo de oração fez-se uma "recordação da história de cada um" e foi bom, individualmente, perceber como é que cada um se "atreve" ... ou não!!! A Eucaristia, ao fim da manhã, foi momento forte de "alimento" na caminhada de reflexão.
Com esta chave do atrevimento e da ousadia, da confiança e da fé reflectimos a figura de Nossa Senhora que sempre será para a Igreja, e para cada discípulo de Cristo, uma expressão de radical confiança em Deus (o tal "atrever-se").
À tarde, uma reflexão conjunta sobre como o "atrever-se" faz crescer, fez com que se partisse do filme "Idade do gelo 2". Foi um momento de muito boa disposição mas também de profunda reflexão. E reflexão foi o que aconteceu logo após o lanche quando cada um foi convidado a perceber nas personagens do filme expressões de "atrevimento". E, claro, rápido surgiram os exemplos conduzindo todos eles à experi~encia da alegria, da felicidade, da amizade.
À noite rumámos até à Paróquia da Comenda de onde é natural o Padre Alberto, ordenado padre no último e passado dia 1 de julho. Na Comenda a ocasião é de festa perla ordenação do Padre Alberto mas também pelos 50 anos de sacerdócio do Pároco, o Revmo Padre António Lobato Novo. E foi aí, na Comenda, que desenvolvemos uma actividade subordinada ao tema "O que é isso de ser Padre?!". Foi um momento óptimo de reflexão com a Comunidade Paroquial da Comenda que terminou com um beberete que o P. Alberto e sua família nos ofereceram.
O Domingo é um dia especial na vida de cada cristão. E foi com essa consciência que o iniciámos em oração. Depois tentámos perceber como podemos comprometer-nos na "resolução" dos problemas. E fizemos a experiência do que é acolher os desafios dos outros e colaborar com eles. Preparámos, depois, e celebrámos a Eucaristia, um forte momento de comunhão e, finalmente, almoçámos. E foi em ambiente de festa que terminámos este encontro desejando já a concretização dos encontros que a partir de Outubro próximo o SDPVocações organizará.
É de sublinhar ainda que durante toda a tarde de sexta feira e sábado de manhã estivemos acompanhados pelo Senhor D. José Francisco, Bispo da nossa Diocese que nos dedicou propositadamente este tempo. Falou, rezou e reflectiu connosco testemunhando-nos a sua fé e a sua alegria.