domingo, junho 17, 2007

Cristo'sfera
Encontro vocacional
- Pré - Seminário -
Seminário de S. José, Alcains, 16 e 17 de Junho 2007






Aconteceu este fim de semana (16 e 17/06/2007), como estava previsto, o CRISTO'SFERA. Se atmosfera é tudo o que nos rodeia e interfere connosco, o que respiramos, o que vivemos e nos faz viver, então Cristo'sfera significa que também Cristo está em todo o lado e nos faz viver. Foi esse o tema desta encontro.
Iniciámos o dia 16 pelas 10h30, feitas as apresentações, com uma "leitura demorada" dos jornais diários e semanários para tentar ver e perceber notícias que se referissem à necessidade de acreditar, à necessidade de esperança para viver, à necessidade de fé e, objectivamente, à Pessoa de Jesus Cristo. E deparámos com um "mundo cheio de expressões de fé" mesmo que, muitas vezes, confessando-se a par como ateu e/ou agnóstico.
Após um breve momento de oração aconteceu o almoço e saímos imediatamente em diracção a Monsanto. Esperáva-nos uma actividade de exterior "À procura de Cristo". Por indicações sms tínhamos de encontrar uma Cruz de madeira que nos correspondia e que estava inacabada. A intensa chuva impediu a actividade no exterior mas não nos impediu de rumarmos a Idanha-a-Velha onde visitámos a Catedral, Baptistério e demais espaços, nem nos impediu um momento de oração na Ermida de Nossa Senhora do Almortão onde também merendámos.
Findo o "percurso" voltámos ao Seminário e aí procurámos então e encontrámos as nossas "Cruzes" depois de termos feito uma uma incursão na WEB para vermos como aí está presente a Pessoa de Jesus Cristo. E foi uma imensa surpresa.
Depois de um tempo breve de oração jantámos e à noite, contextualizado por diálogo e convívio, vimos o filme "Favores em Cadeia". A seguir ... dormimos!
O dia 17 começou a boas horas. Eram 09h00 quando nos reunimos ao pequeno almoço seguido de oração da manhã. Logo de seguida fomos aos jornais diários ver o que Jesus Cristo poderia fazer nos acontecimentos do mundo de hoje. Fomos "desafiar o mundo a respirar Jesus Cristo". E foi óptimo. Seguiu-se a Eucaristia, em ambiente sereno e familiar, e aconteceu o almoço findo o qual e feitas as devidas arrumações nos despedimos do P. António Castanheira, responsável do Seminário, que sempre nos acolhe com muita amizade. Ficou em todos a firme vontade de não faltar ao próximo encontro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Então o encontro correu bem?! Pelo que está escrito assim parece. Acho que não vou querer perder o próximo. É a 6, 7 e 8 de julho não é verdade?
Força
Nuno

Nûne disse...

Olá malta!

O "Cristo'sfera" foi uma aventura muito fixe! Um sinal de que os jovens da nossa diocese não estão adormecidos face ao convite "Cristo está cá e chama-te". A alegria, a amizade, a disponibilidade com que cada um se entregou à surpresa e ao desafio, foi um claro sinal disso mesmo, nós estamos sedentos de respirar e conhecer Cristo cada vez mais!

Achei muito giro ver em cada um o sinal de quem deseja a liberdade, o desejar compreender o seu papel neste mundo, que se quer cada vez mais um Mundo Novo, o qual precisa de cada um de nós… quem permanecer fiel à Palavra de Jesus, conhecerá a verdade e tornar-se-á livre… quem se deixar envolver por Cristo e fizer Dele o ar que dá vida, encontrará o caminho que procura!

No final do encontro já se procurava como seria o próximo… muitas ideias foram lançadas, mas ficou a surpresa, tal como o compromisso da nossa presença no dia 6,7 e 8 de Julho no "Atreve-te"-"um fim de semana com os seminaristas" no Seminário de S.José em Alcains.

Só para rapazes corajosos claro!

“… ar, ar, ar, no “Atreve-te eu vou estar”. Venha daí essa resposta que a minha já está posta…

Forte Abraço

Miguel Serra disse...

Pois, foi o cristo'sfera, foi espectacular adorei, e como é óbvio vou ao "Atreve-te", só espero que depois deste ája mais, tipo campo de férias. Sem palavras, como um pequeno gesto pode proporcionar tanta felicidade e satisfação. 1 Abraço.

Anónimo disse...

oi malta este encontro foi um maximo,adorei o "cristo'sfera" e espero poder ir ao "atreve-te".
adorei as brincadeiras em espacial a de encontrar a cruz foi fixe.
abraxo...
nuno cruz