quinta-feira, agosto 06, 2009

Os nossos Seminários

e

Seminaristas

 

 

Deus continua hoje a chamar jovens. Chama-os pela Palavra forte e pela Vida intensa de Jesus Cristo e chama-os pela experiência feliz da vida na Igreja. São jovens do nosso tempo e do tempo de Deus, jovens que aprenderam a pensar e rezar a vida não apenas a partir de si e dos seus gostos pessoais, mas também a partir de Deus e da sua vontade. Jovens que experimentam a liberdade como capacidade de terem a vida nas mãos e a entregarem a Deus para o discernimento da vocação e para o que Deus – num horizonte da vida lida à luz da fé – quiser.

O edifício do nosso Seminário de Alcains já não alberga Seminaristas a tempo inteiro. Mas acolhe nos fins de semana a experiência do Pré-Seminário em que jovens de vários pontos da Diocese, e que continuam a viver e a estudar nas suas comunidades, se juntam para reflectirem a sua vida e a sua vocação.

O edifício do nosso Seminário de Portalegre também já não alberga Seminaristas a tempo inteiro, mas acolhe uma comunidade de Padres com diversos trabalhos na Diocese e acolhe o chamado Lar Sacerdotal onde os Padres que já deixaram os serviços activos da Diocese descansam dos seus trabalhos e rezam pelos que continuam a evangelizar no dia a dia. Aqui vive também uma Comunidade de Irmãs das Sagrada Família e Divina Providência que, com o seu trabalho dedicado, tornam possível a vida na casa.

O nosso Seminário, contudo, continua vivo, bem vivo! E como Seminário são Pessoas, o nosso Seminário conta neste momento com quatro Seminaristas: dois (o Gil, de Vale da Lousa, e o Nuno, de Bemposta) estão, respectivamente, no 5º e no 6º anos no Seminário Maior de Coimbra e frequentando o ISET de Coimbra também. Os outros dois (o Miguel, de Nisa, e o Pedro, de Castelo Branco) iniciam este ano o "Ano Propedêutico" no Seminário de S. José, em Lisboa, Diocese a cujos Seminários a nossa Diocese agora regressa para fazer a formação dos seus Padres.

Neste "Ano Sacerdotal" vamos lembrá-los, a eles e a seus formadores, na nossa oração!



4 comentários:

Anónimo disse...

Desejo muita, muita, muita força ao Miguel e ao Pedro! E que a vossa alegria de seguir Jesus Cristo na Igreja e, sobretudo, na da nossa Diocese, possa inquietar outros jovens a fazerem o mesmo!

Pedro Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Dias disse...

Peço a oração de todos vós para os nossos seminaristas.
Peço a Deus que neste Ano Sacerdotal e de entrada no seminário, nos dê a graça de, na liberdade de filhos de Deus, possamos entregar as nossa vidas nas mãos dEle para experimentarmos o mistério do encontro com o Deus vivo que é a vocação!

Cefas

Benedicamus Domino.
Deo Gratias.

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com