terça-feira, junho 26, 2007


Fazer o que se Gosta ou Gostar do que se Faz?
Fazer o que se gosta ou gostar do que se faz? Pode parecer o mesmo, mas é bem diferente. Já santo Agostinho dizia que o segredo de uma vida feliz estava em gostar - e aprender a gostar - de fazer aquilo que se tem que fazer e que é a nossa missão. Quem só faz aquilo de que gosta, limita-se a seguir os seus apetites e fica criança mimada. Nem é feliz, nem se pode contar com ele.
Padre Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'

1 comentário:

Anónimo disse...

Fazer o que se gosta é sorte, gostar do q se faz é sabedoria. Entre uma e outra, é preferível esta que podemos ir conquistando ou construindo, enquanto aquela não está de todo nas nossas mãos.
Gostar, creio cada vez com mais firmeza é muito mais que uma questão de "gosto", de simpatia, da ordem das coisas para as quais tenho jeito ou uma certa queda: gostar também pode ser algo que vamos conquistando, uma afeição que se cria, sobretudo pela dedicação e empenho que colocamos naquilo que somo se fazemos.
É isso que hoje desejo para o Alberto: que nesta "escolha" que faz, nesta vida que abraça, se vá empenhando a ponto de chegra a gostar profundamente do que é e faz.
Que o Espírito Santo (afinal Ele anda por trás desta história!) te conceda esse dom (não é a sabedoria um dos seus 7 dons?).

Espero que tenhas tido bom retiro
Um abraço
P. João Maria